LX-Inflector

Desenvolvido na Universidade de Lisboa, Departamento de Informática, pelo NLX-Grupo de Fala e Linguagem Natural.


características    |    english version

 

 

Características


Índice

LX-Flex

O LX-Flex (versão beta) é um serviço online gratuito para a flexão e lematização de expressões nominais do português. Foi desenvolvido e é mantido pelo NLX-Grupo de Fala e Linguagem Natural da Universidade de Lisboa, Departamento de Informática.

Características

À data da sua inauguração, o LX-Flex é o primeiro serviço online gratuito para a flexão e lematização nominal do Português.

Aceita como entrada:

Entrega:

LX-Flex processa formas nominais simples tanto lexicalmente conhecidas como desconhecidas. Processa também formas complexas. Lida ainda com formas nominais com prefixos. Em resumo, lematiza e flexiona:


Com a activação da opção forçar flexão, a forma de entrada é processada forçando a aplicação de flexão regular quer a forma de saída apropriada seja regular, irregular ou não existente.

N.B.: Todas as formas são processadas pelo flexionador, cabendo ao utilizador garantir a sua correcta categorização (como Nome ou Adjectivo) assim como a sua correcção ortográfica. Caso a forma de entrada contenha erro ortográfico, essa entrada será tomada como um neologismo pelo flexionador.

Autoria

O LX-Flex está a ser desenvolvido por António Branco e Pedro Martins, com a ajuda de João Silva, e com a contribuição de Catarina Ribeiro e Ricardo Santos do NLX-Grupo de Fala e Linguagem Natural, da Universidade de Lisboa, Departamento de Informática.

Agradecimentos

O trabalho conducente ao LX-Flex foi apoiada em parte pela FCT-Fundação para a Cência e Tecnologia através do contrato POSI/PLP/47058/2002 relativo ao projecto TagShare.

Contacto

Para contacto, usar o endereço de e-mail: 'nlxgroup' concatenado com '@' concatenado com 'di.fc.ul.pt'.

Porquê o LX-Flex?

LX porque Lx é o diminutivo que os lisboetas gostam de usar para se referir à sua cidade.